Ceratocone

 O que é Ceratocone

foto ceratocone site editadaO ceratocone é uma doença da córnea, hereditária, que acomete o adolescente ou adulto jovem e se caracteriza por um afinamento e encurvamento progressivo da córnea, levando ao aparecimento de miopia e astigmatismo irregular. Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um problema de vista com embaçamento da visão e que leva o paciente a trocar o grau dos óculos com frequência.

diagnóstico é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia ou tomografia corneana que avalia a curvatura da córnea e a paquimetria que avalia a espessura da córnea. No ceratocone a córnea fica progressivamente mais curva e mais fina.

Sintomas de Ceratocone

O principal sintoma é a visão borrada e distorcida. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) e coceira ocular frequente.

Tratamento de Ceratocone

tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados e principalmente preservar a saúde da córnea. As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

 

• Óculos: A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, na maior parte das vezes em casos iniciais da doença, quando ainda é possível obter uma acuidade visual aceitável.

 

fig2_estudo_HOSAG• Lentes de Contato: A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável que procura proporcionar a melhor acuidade visual possível e principalmente assegurar a saúde fisiológica da córnea. Em um estudo sobre ceratocone   realizado no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, dos 881 olhos avaliados, 85% atingiram boa visão com lentes de contato e somente 5% precisaram ser submetidos a transplante de córnea.

rgp1As Lentes de Contato Rígidas Gás Permeáveis são consideradas o padrão ouro para reabilitação visual no ceratocone,pois substituem a superfície irregular da córnea por outra regular. Elas permitem a melhora da visão, mesmo nos graus avançados da doença, mas não evitam a sua progressão. Os desenhos das lentes são específicos para cada caso e por isso o resultado visual é excelente.

DSC01273As Lentes Rígidas Esclerais e Semi-Esclerais são indicadas nos casos de não adaptação e intolerância aos principais tipos de lentes de contato ,evitando, na grande maioria das vezes, que estes pacientes necessitem de cirurgia.

 

 

 

 

cross link

• Crosslinking: É indicado nos casos de progressão. O tratamento consiste em remover o  epitélio (camada mais externa do tecido corneano) da córnea após anestesia tópica (colírio), instilar riboflavina (vitamina B2) e aplicar luz UV-A por 30 min . Tem como finalidade  fortalecer a córnea , estabilizar a doença e impedir a progressão do ceratocone . O resultado deste processo é a criação de mais ligações covalentes entre as fibras de colágeno o que aumenta a resistência mecânica da córnea.

 

220px-IntacsAfterInsertion• Implante de Anel Corneano: Os anéis intra-corneanos são indicados para os pacientes  que apresentam dificuldade visual com o uso de óculos e intolerância a todas as lentes de contato. É uma alternativa cirúrgica para evitar o transplante de córnea. Uma pequena incisão é feita na periferia da córnea e um ou dois arcos de polimetilmetacrilato são introduzidos na córnea.

 

 

PKP• Transplante de Córnea: Nos casos de ceratocone que progredirem ao ponto onde a correção visual não pode ser mais atingida com óculos e lentes de contato, o afinamento da córnea se tornar excessivo, ou na presença de  cicatrizes corneanas  importantes, o transplante de córnea se torna necessário.

 

 

 

 

Para mais informações: http://www.tudosobreceratocone.com.br

Os comentários estão fechados.